Quem somos

Ana Rita Mazuco, Leonardo Heidemann e Jeison Mateus, estudantes da 6ª fase de Administração de Empresas do UNIBAVE.

Localizado na cidade de Orleans/SC, o centro de ensino conta com professores capacitados que lecionam de forma diferente.

Falaremos sobre Modal Ferroviário, tema da aula de Logística Empresarial II.

Os alunos tem o objetivo de adquirir e transmitir conhecimentos, mas além disso, contam com os acessos e comentários dos visitantes para garantir o dez no final do semestre.

Embarque nessa viagem pela história ...

sábado, 15 de setembro de 2012

Um pouco de história

A origem das ferrovias ocorre em uma das épocas de maior transformação na história da civilização, e engloba temas como a revolução industrial, revolução francesa e por consequência o início do processo de globalização.

Em algumas minas de carvão da Europa do século XVI já havia vagonetes com rodas flangeadas de madeira, deslizando sobre trilhos também de madeira, movimentados por animais. A figura abaixo ilustra este tipo de transporte no que teria sido a primeira ferrovia americana.


Em 1804, Richard Trevithick fez uma carruagem a vapor andar sobre trilhos, no País de Gales, rebocando dez toneladas, sendo considerada a primeira locomotiva. O invento causou tanta curiosidade que Trevithick montou uma espécie de circo, cobrando ingresso para o público apreciar, isso em 1808.