Quem somos

Ana Rita Mazuco, Leonardo Heidemann e Jeison Mateus, estudantes da 6ª fase de Administração de Empresas do UNIBAVE.

Localizado na cidade de Orleans/SC, o centro de ensino conta com professores capacitados que lecionam de forma diferente.

Falaremos sobre Modal Ferroviário, tema da aula de Logística Empresarial II.

Os alunos tem o objetivo de adquirir e transmitir conhecimentos, mas além disso, contam com os acessos e comentários dos visitantes para garantir o dez no final do semestre.

Embarque nessa viagem pela história ...

domingo, 9 de setembro de 2012

Conhecendo um pouco as Ferrovias e Locomotivas

A Ferrovia é a via propriamente dita onde transita o veículo.

A locomotiva é o veículo com força motora que tem a função de mover o conjunto de vagões que desliza sobre os trilhos.

É um sistema de transporte baseado em trens ou comboios, correndo sobre trilhos de ferro. O sistema é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. Porém, em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como transporte predominante, muitas vezes por razões externas e interesses econômicos dos países mais ricos.

O objetivo de um sistema de transporte é movimentar cargas de um lado para o outro em tempo razoável, a um custo competitivo, com absoluta segurança. Um sistema ferroviário bem administrado atende a estes requisitos, com vantagem econômica, comprovadamente superior a sete ou mais vezes o sistema rodoviário.

As locomotivas mais comuns são movidas a vapor, a diesel, elétricas ou ainda movidas por um sistema misto.